Definindo

Pressão = Força/Área

  Exaustão
  Insuflamento
  Ventilação Forçada Mecânica
  Pressurização em áreas dedicadas - Positiva/Negativa
  Filtragem de Sólidos - Mantas G4 ~ M5 - HEPA
  Gases e Odores - Carvão ativado
  Redução de concentração de CO2
  Ambientes Confinados
 

Nos dias atuais é grande a preocupação com a qualidade do ar que respiramos.

Geólogos, cientistas, estudiosos e organizações especializadas começam a publicar e comprovar inúmeras matérias interessantes sobre o extenso tema, abrangendo desde o ar que respiramos dentro de nossas residencias ao ar presente em ambientes de trabalho.

Residenciais, Comerciais, Industriais, Hotéis, Arquivos de documentos, Galpões, Ambientes com produtos químicos, Garagens de edificações, Estufas, Estúdios de gravação, Áreas confinadas e subsolos, Ambientes climatizados, Farmácias Magistrais, Hospitais, Laboratórios, Biotérios possuem má qualidade de ar interior.

Produzimos inúmeros exaustores e insufladores axiais e centrífugos com várias potências e acessórios como dutos, difusores e outros utilizados nos ambientes acima citados.

Publicamos em nosso site vários informativos e matérias sobre estes ambientes com o intuito de esclarecer dúvidas e divulgar conhecimento.

No Brasil um dos órgãos reguladores é a ANVISA abrangendo inúmeros segmentos comerciais e industriais.

Normas ABNT abrangem inúmeros setores desde edificações a ambientes de trabalhos diversos e os sistemas de exaustão, insuflamento (ventilação forçada / mecânica) renovação, pressurização e filtragem devem seguir as recomendações presentes nestas normas. Algumas normas estão definindo 27(ACH) Trocas de ar por hora por pessoa.

Estas normas são modificadas e/ou atualizadas periódicamente pelos órgãos reguladores.

A Eletro Plasticos Caramurú Ltda - Airfan Ltda mantendo-se sempre informada sobre estas normas e suas atualizações, acompanha seu projeto sugerindo e indicando os equipamentos necessários a execução dos mesmos.

O tema "O Ar que Respiramos" é muito interessante, intrigante e extenso e através do menu informativos apresentamos matérias, normas, links a respeito.

Apresentamos tambem algumas simples ilustrações e informações de projetos, e produtos por nós produzidos.

A Eletro Plasticos Caramurú Ltda tem a satisfação de ser Certificada pelo INMETRO no segmento da Construção Civil produzindo exaustores de pequeno e médio porte com inúmeros modelos disponíveis.

Não fazemos instalações.

Nosso depto de engenharia com amplo conhecimento da área se empenha em analisar e acompanhar seu projeto sugerindo os equipamentos necessários apresentando soluções custo / benefício excelentes dentro das normas destes órgãos reguladores .

Entre em contato

  Acessórios

Filtros de Ar

Captores

Difusores

Sensores

Controle Vel

Dutos

Caixa  Coleta

  Aplicações

Ilustrações

Pressurização

Climatização

  Cálculos
  O Ar

O que

Respiramos

  Ambientes

   Informações

Adicionais

  Literatura

Anvisa Geral

Informativos

Filtros de Ar

 
 
 
 
 
       
     

* Quaisquer especificações técnicas apresentadas  estão sujeitas a alterações sem prévio aviso * Fotos meramente ilustrativas

 

 

 
 
 
• ESCLARECENDO

• PRESSÃO NEGATIVA vs PRESSÃO POSITIVA

O diferencial de pressão é o ingrediente essencial para Salas Limpas.

Diferenciais de pressão ajudam no contrôle de contaminantes presentes no ar.

Como exemplo em áres de isolamento em hospitais pacientes com doenças infecciosas são mantidos em áreas com pressão negativa. (tuberculose)

Pacientes com HIV são mantidos em áreas isoladas com pressão positiva.

O diferencial de pressão é mensurado através de um instrumento denomiinado de Micro Manômetro de Pressão Diferencial.

A atmosfera que rodeia o nosso planeta, porque tem massa e está sujeita à aceleração da gravidade, exerce sobre a superfície da Terra uma força. Esta, dividida por uma unidade de superfície, resulta numa pressão. A Pressão Atmosférica. O valor da Pressão Atmosférica corresponde a 1 bar = 100 000 (Pa) = 760mmHg ( Nível do mar ) , Pois ela se altera de acordo com a altitude

A pressão pode ser medida em várias escalas. No nosso caso a escala de leitura foi deifinida em ( Pa ) Pascal

Referência: 1 mmH2O = 10 (Pa)

Devido os elementos filtrais agirem como "obstáculos" a passagem do ar os equipamentos de exaustão ou insuflamento devem possuir pressão elevada e suficiente para que o ar possa passar através dos filtros com eficiência.

Cada tipo de elemento filtral ou estágio do elemento possue perdas de carga inicial definidas dependendo sua classe.

• PRESSÃO NEGATIVA

Encontra-se Pressão Negativa quando o ar é extraido (exaurido) na área,quarto ou ambiente.

Utiliza-se áreas com pressão negativa em locais onde contaminantes são maniplulados . (Pós)

O principio é simples e efetivo quando projetado corretamente de acôrdo com o correto fluxo do ar.

Uma vez que o ar é removido da área de trabalho é importante ter uma entrada de ar filtrada para suprir  o ar extraído.

O ar extraido deve ser filtrado antes de ser lançado ao meio ambiente.

Se, no projeto, ar  exaurido retornar a área de trabalho é muito importante que deva ser filtrado por uma série de filtros evitando retôrno de contaminantes e contribuindo com a segurança e limpeza da área de trabalho.

A Classe dos filtros devem estar de acôrdo com as normas vigentes do material manipulado.

• PRESSÃO POSITIVA

Áreas com Pressão Positiva são utilizadas geralmente, em "Salas Limpas", quando se deseja evitar que partículas contaminantes entrem na área de trabalho. (Áreas estéreis, Envase) Áreas cirúrgicas por exemplo. (Filtragem HEPA, ULPA)

Na área hospitalar uti;iza-se conjuntos de filtragem especiais e adicionalmente lâmpadas com radiação UV bactericidas.

O princípio da pressão positiva é injetar ( insuflar ) ar devidamente filtrado na área de trabalho evitando que partículas contaminantes entrem na área  trabalho.

Este método é simples e efetivo evitando contaminação cruzada produzida por algum processo em áreas adjacentes.

Na área da construção civil escadas de incêndio de edifícios são pressurizadas positivamente.

 REGRAS GERAIS

Como regra geral deve-se  utilizar de Pressão Positiva quando se desejar manter contaminantes para fora da área de trabalho e Pressão Negativa quando se deseja capturar e conter contaminantes para não contaminar áreas de trabalho  adjacentes.

É importante ter em mente quando se projetar um sistema de pressão diferencial repor sempre o ar devidamente filtrado quando necessário efetuando a renovação do ar.

Para cada metro cúbico removido este deve ser reposto.

 

 HEPA FILTROS - High Efficiency Particulate Air

Para se qualificar como Type A HEPA filter, o filtro deve reter ao menos 99.97% (9,997 out of 10,000) de partículas do tamanho de  0.3 microns em tamanho ou seja 300 vezes menor do que o diâmetro de um fio de cabelo humano.

 ULPA FILTROS - Ultra Low Particulate Air

Para se qualificar como Type ULPA filter, o filtro deve reter ao menos 99.999% (9,999 out of 10,000) de partículas do tamanho de  0.12 microns

Ao se utilizar Filtros HEPA ou ULPA são necessários pré filtros anteriores especiais (estágios).

Equipamentos como alguns aspiradores de pó modernos que se identificam como contendo Filtros Tipo HEPA não são na realidade Filtros HEPA

Type HEPA filters na realidade capturam somente 55% de 0.3-micron particulas (5,500 out of 10,000). Com esta definiçao o Filtro HEPA é 1,800 vezes mais eficientes do que Filtros HEPA Type.

 Renovação do Ar

• Redução taxa de CO2

O gás carbônico, também chamado de dióxido de carbono é uma substância química inodora (sem cheiro), incolor (sem cor) e possui sabor ácido. Sua fórmula química é CO2. Esse gás é muito importante para a manutenção dos seres vivos, pois o CO2 é

essencial na realização da fotossíntense, processo pelo qual as plantas transformam a energia solar em energia química. O gás carbônico (CO2) também está presente no processo de respiração dos seres humanos e animais, sendo liberado pela expiração

(expulsão do ar dos pulmões).

Porem torna-se altamente prejudicial a saúde num ambiente com inúmeras pessoas respirando e trabalhando quando a taxa desse ambiente começa se elevar acima de 500 ppm . Por exemplo, a interpretação do Padrão 62.1 da ASHRAE (www.ashrae.org),

“Ventilação para qualidade do ar interno aceitável”, implica que os níveis de CO2 não devem exceder 700 ppm além dos níveis de ambientes externos de 400 ppm ( Limite ambientes externos )

ANVISA NBR RE 09

ANVISA NBR_16401-3_2008

Normas específicas da ANVISA definem um numero máximo tolerante.

A renovação do ar em ambientes consiste em um Insuflamento e paralelamente Exautão do ar do amnientes fazendo com que a ar circule por todo ambiente e saia sendo assim renovado.

O ar injetado (insuflado) deve ser filtrado de acôrdo com o tipo de ambiente, quantidade de indivíduos no mesmo ou material utilizado.

A renovação do ar é muito importante principalmente em ambientes climatizados onde os aparelhos de climatização apenas caoptam e devolvem o mesmo ar ao ambiente mantendo uma taxa de CO2 extremamente alta

Com o Insuflamento filtrado adequado reduzimos a taxa de CO2 ao nivel aceitável de acôrdo com normas como a ABNT NBR 16401-x

Veja ilustração para redução da taxa de CO2 em pequenos ambientes individuais em escritórios ou salas de edifícios sem insuflamento centralizado, ou insuficiente (deficiente).

 

• Áreas Confinadas Subsolos - Cuidados

Trabalhos em espaços confinados podem se tornar extremamente perigosos se não inspecionados e analisados anteriormente, devendo ser tambem monitorados durante as operações.

Devem ser seguidas normas vigentes.

 

       

 Considerações Finais

Trabalhamos e produzimos vários equipamentos que certamente atenderão seu projeto e teremos a imensa satisfação de atender nossos clientes nas mais variadas áreas relativas a tratamento do ar apresentando soluções necessárias a seu projeto de acordo com as normas pertinentes ao mesmo.

Bibliografia

Entre em contato.


 
 

 • Linha Airfan APC Centrífugos
  Áreas Confinadas
           
 
Linha Airfan APC 10 - APC 100 1/5hp - APC 400 - APC 200 1/2hp - APC 230 1hp
 
Airfan APC Industriais - Projetos e Aplicações especiais - Pressão de 100 (Pa) a 1200 (Pa)
Exaustores ou insufladores centrífugos ou Inline para percursos com dutos extensos
Locais ou equipamentos produtores de fumaça ou gases nocivos
Lavanderias Industriais
Areas de Subsolo Sujeitas a Alta Umidade e Concentração de CO2
Áreas Confinadas, Tanques, Silos, Galerias, Caixas de Água
Insuflamento + Exaustão
 
• Áreas Confinadas Subsolos- Cuidados
 

 
     
 
Micro manômetros de pressão diferencial Instalação com caixa de distribuição de ar e dutos    Exaustão WC Inline Quartos - Hotéis - Edificações
Digital - Analógico para equalização mais eficiente do sistema      
         
         
         

     
Caixas de Filtragem Terminais  
Caixas de Filtragem Inline
     
 
Caixa Coleta / Filtragem de Ar CCA500 sem Motor ou com Motor Interno 1/2 hp
 
CFI100 - CFI125 - CFI150 - CFI200
Elementos Filtrais
       
 
Sistemas Completos e para Maquinas Laser  
Sistemas com motor interno e Captor ø 150mm
Grades Metálicas Grande porte com filtro troca rápida
Exaustor / Insuflador APC200 CCA500 - Kit CCA 500
 
Caixa Coletora CCA 500 com motor interno 1/2 hp
Em Alumínio GMA350 - GMA450 - GMA550
     
 
As Caixas de Filtragem são desenvolvidas com vários estágios de elementos filtrais de acordo com a vazão, pressão e contaminante a ser filtrado.
Dependendo do contaminante a ser filtrado ou aplicação os estágios de filtragem são posicionados de maneira diferente da ilustração abaixo.
 
 
Coleta e Filtragem de Ar de alta eficiência para Maquinas Laser
 
   
 
     
Caixas para Maquinas Laser CCA 1400
 
     
1400 mm x 500 mmx 500 mm
 
Filtragem e Coleta:
 
As Maquinas Laser são um grande avanço na tecnologia de usinagem e cortes de inúmeros materiais .
O efeito colateral negativo é a geração de sólidos, gases, fumaça  e odores dependendo do material e processo utilizado 
Estas substancias perigosas precisam ser filtradas a fim de não prejudicar a longo prazo o equipamento  e  a saúde dos operadores no local de trabalho.

 

Efeitos negativos sem equipamento de filtragem:
 
Pessoal:  Partículas ultra finas quando inaladas afetam o sistema respiratório causando danos aos operadores
 
Equipamento: As lentes de Laser e espelhos se danificam em contato com a poeitra  reduzindo a vida útil e  a precisão do sistema 
 
Produto Final: Tambem é comprometida sua qualidade devida a contaminação desta poeira
 
O ar proveniente da maquina deve ser filtrado e devolvido ao ambiente com a maior pureza possível . 
 
Como opcional fornecemos motor exaustor acoplado
 
Entre em contato sobre especificações Técnicas

     

Literatura >

 
 
 
Farmácias Magistrais
   
Para instalações de salas dedicadas com Pressão Negativaou Positiva, Antecâmaras,  fornecemos Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinas para    
equipamentos, acessórios e todas informações necessárias e sugestões pertinentes sobre Uso Humano em farmácias
Insuflamento, Exaustão, Coleta e Filtragem do ar de acôrdo com dimensões e normas de  
segurança e ambientais exigidas de seu ambiente de trabalho. •  RDC 214 / RDC 67 e suas atualizações
  Contamos com uma ampla gama de acessórios para Laboratórios e
Filtros Grossos Farmacias Magistrais e para Pressurização de Ambientes
Filtros Finos Manômetros de Pressão Diferencial
Filtros Absolutos - HEPA Captores de Ar - Caixas de Passagem de Ar - Damper - Grades 
Exaustores e Insufladores Centrífugos APC Industriais Caixas de Coleta e Filtragem terminais
  Caixas de Filtragem INLINE
Após análise de seu projeto ou planta pelo nosso Depto de Engenharia, sugerimos os equipamentos  
e acessórios necessários proporcionando o melhor custo / benefício para sua emprêsa. Filtros e Elementos Filtrais Classes G0 - G4 - M5 - CARVÃO ATIVADO
 
• Filtragem Norma ABNT NBR 16401 - x ABNT NBR 16101-2012
 
 
   
 
Simples ilustração ambiente dedicado pressurizado com exaustão externa centralizada
Efetuando uma exaustão ou Insuflamento externos centralizados eliminamos o ruído de  
exaustores individuais na área de trabalho proporcionando um ambiente de trabalho menos  
estressante e ruidoso com maior eficiência e custo reduzido.
 
 
Qualidade - Confiabilidade - Custo Reduzido
Não apresentamos  projetos detalhadas de ambientespressurizados, preservando assim, a privacidade de nossos clientes
Assistência Técnica Permanente
   
   
   
   

 

     

 


Acessórios e Opcionais

Aplicações e Ilustrações

Exaustores Airfan

O Ar que respiramos

Literatura Ambientes

Grades Filtros Dutos

Cálculos

Exaustores Airfan Kit 's

Literatura Filtragem

Literatura Geral Anvisa

Política de Qualidade

Exaustores Airfan Lavabos

Certificado Inmetro

1957

Divisão Industrial

Airfan e Caramurú são Marcas Registradas da Eletro Plásticos Caramuru Ltda - Todos os direitos reservados

Rua Gama Cerqueira 147 - São Paulo - SP - Brasil - 01539010- Fone: 55 11 2915-8999 - 55 11 2915-8580  

contato: contato@caramuru.com.br

 

© Copyright 1997-2017 - Eletro Plásticos Caramuru Ltda - Todos os direitos reservados - Copyright