Acessórios

Filtros de Ar

Captores

Difusores

Sensores

Controle Vel

Dutos

Caixa  Coleta

  Aplicações

Ilustrações

Pressurização

Climatização

  Cálculos
  O Ar

O que

Respiramos

  Ambientes

   Informações

Adicionais

  Literatura

Anvisa Geral

Informativos

Filtros de Ar

 

 

Ohms Law

 

LEI DE OHM

VOLTS=Voltagem, AMPS=Corrente, OHMS=Resistencia, WATTS=Potencia

Insira dois valores numéricos:

 

VOLTS AMPS OHMS WATTS


 

 

 

Consumo de um equipamento: WATTS x VA – Entendendo a diferença


Os equipamentos elétricos / eletrônicos sempre possuem a indicação de seu consumo expresso emWatts ou em VA. Ao dimensionarmos uma rede elétrica,  o No-break apropriado para a proteção dos equipamentos e em outros casos, necessitamos saber o consumo total de energia.

Como fazer se alguns equipamentos possuem a indicação da potência consumida em Watts e outros emVA ?

Estas duas unidades são similares ou diferentes unidades de medida?

Watts e VA não são unidades similares. O valor em Watts sempre será menor que o valor correspondente em VA, devido ao “Fator de Potência” .

O Fator de Potência é um número entre 0 e 1 que representa a fração da corrente que provê energia disponível para a carga. Apenas em filamentos incandescentes, tipo uma lâmpada elétrica, o fator de potência é igual a 1 (um). Em outros equipamentos, nem toda a corrente disponível consegue ser utilizada e uma parte é retornada ou perdida.  Esta corrente retornada composta de distorções ou de corrente reativa é  devida a natureza das cargas eletrônicas.

Para equipamentos do tipo computadores, o Fator de Potência a ser utilizado deverá estar entre 0,6 e 0,7. Em outras palavras a potência em Watts para computadores é um valor entre 60% e 70% do valor em VA.

Os computadores modernos usam capacitores na entrada de suas fonte de alimentação chaveadas, que por suas características de entrada exibem fator de potência entre 0,6 e 0,7, tendendo a 0,6.

Novas tecnologias de fontes de alimentação estão sendo desenvolvidas e introduzidas no mercado (denominadas fontes chaveadas com fator de potência corrigido) de modo a permitir um fator de potência de 1 ou próximo a um.

Um bom fator de potência a ser utilizado para computadores é o fator de 0,65.

Com o exemplo que coloco abaixo você entenderá bem o assunto:

Um No-Break de capacidade de 1000VA será capaz de alimentar uma lâmpada de 1000Watts, porém só terá a capacidade de alimentar um computador de consumo de 650Watts.

Porque isto?  O fator de potência de uma lâmpada é de 1 e do computador 0,65.

O consumo poderá estar especificado em VA ou Watts .

Para converter Watts em VA, divida o valor em Watts por 0,65.

VA = Watts / 0,65 .

Em alguns casos encontraremos apenas a indicação da voltagem (Volts – V) e da corrrente (Ampére – A) consumida.

Neste caso teremos que calcular a potência, um cálculo simples e rápido:

Potência (VA) = Votagem (V) x Corrente (A)

(O resultado é expresso em VA)


Um exemplo:

Um equipamento que utiliza a rede elétrica de 120Volts e consome 5A terá o consumo de:

Potência = 120×5 = 600VA

Para convertermos este valor para Watts:

Watts = 600×0,65 = 390watts

Neste caso, nosso sistema consome 390Watts ou 600VA, assumindo uma margem de segurança de 30% (ou superior), podemos comprar um no-break com capacidade superior a 507Watts ou  780VA .


Atenção especial ao adquirir um No-Break ou estabilizador:

Equipamentos com fatores de potência baixos devem ser evitados. De modo a ter certeza de estar comprando um equipamento apropriado para suas necessidades, verifique se as potências em VA eWatts estão indicadas na embalagem ou especificação do produto.

Lembre-se que, por exemplo, um No-Break com indicação de 1000VA terá a capacidade de fornecer 650Watts em equipamento com fator de potência de 0,65; por enquanto que terá a capacidade de fornecer apenas 300Watts em equipamento com fator de potência de 0,3 .

Exija sempre a indicação da potência em VA e Watts.

 

O fator de potência (Fp) e a distorção harmônica

Explicando de modo simples, fator de potência é uma das formas de interferência que um equipamento produz sobre a fiação da rede elétrica. Esta fiação é a linha de transmissão, disponibilizada pela concessionária, mais a fiação da edificação. Quanto mais baixo o Fp do equipamento, pior para a rede elétrica. O Fp máximo é igual à unidade. Por definição, Fp é a relação entre a potência real e a potência aparente:

Fp = Potência Real (em Watt) / Potência Aparente (em VA)

potência aparente surge quando há uma defasagem entre a corrente e tensão, que é a consequência de existir na linha de transmissão uma carga reativa (que apresenta reação à passagem da corrente elétrica).

A potência aparente é dada pelo produto da tensão RMS pela corrente RMS. Ou seja, existe somente em corrente alternada. O fator de potência pode ser capacitivo ou indutivo, depende de qual polaridade tem a defasagem. Ou seja, se é a corrente que está atrasada da tensão, ou o contrário. Matematicamente falando, o Fp é calculado extraindo o cosseno da defasagem entre a corrente e a tensão. Se a corrente e a tensão estão em fase – o que acontece com cargas resistivas – a potência aparente será igual à potência real e o Fp será igual a 1.

Em corrente contínua, sempre a potência (em W) corresponde a corrente (I) multiplicada pela tensão (V). O fator de potência ideal é igual à unidade, quando a linha de transmissão alimenta uma carga completamente resistiva, como uma lâmpada incandescente comum. Cargas reativas, como as lâmpadas fluorescentes e seus reatores, ou qualquer fonte chaveada, ou motores, além de outros equipamentos, apresentam baixo fator de potência se não for feita a correção. O fator de potência, segundo diretriz da ANEEL, é considerado alto se for maior que 0,92.

 


 

 
     

 
 

*Quaisquer especificações técnicas apresentadas  estão sujeitas a alterações sem prévio aviso * Fotos meramente ilustrativas

 

Acessórios e Opcionais

Aplicações e Ilustrações

Exaustores Airfan

O Ar que respiramos

Literatura Ambientes

Grades Filtros Dutos

Cálculos

Exaustores Airfan Kit 's

Literatura Filtragem

Literatura Geral Anvisa

Política de Qualidade

Exaustores Airfan Lavabos

Certificado Inmetro

1957

Divisão Industrial

Airfan e Caramurú são Marcas Registradas da Eletro Plásticos Caramuru Ltda - Todos os direitos reservados

Rua Gama Cerqueira 147 - São Paulo - SP - Brazil - 01539010- Fone: 55 11 2915-8999 - 55 11 2915-8580  

contato: contato@caramuru.com.br

 

© Copyright 1997-2017 - Eletro Plásticos Caramuru Ltda - Todos os direitos reservados - Copyright